Principais erros na hora de fazer o site da sua empresa

 

Sabemos que o site é o principal canal de comunicação da sua empresa. É nele onde as pessoas esperam encontrar as informações mais completas sobre o seu produto ou serviço.

 
A decisão de criar ou reformular o site da sua empresa, seja institucional, e-commerce, ou portal de notícias, deve ter como objetivo principal o aumento de interesse do público e, consequentemente, das vendas.

Porém, vemos todos os dias que muitas vezes esse objetivo se perde no caminho. Seja por falta de atenção ao que importa, por focar os esforços em coisas que pouco afetarão as decisões de compra e, principalmente, por empresários fazerem o site pra si próprios, ao invés de pensar no lado do cliente.

Diante desta realidade, listamos os principais erros que encontramos na hora das empresas fazerem um site:


Não ter um design responsivo

Não é novidade dizer que o número de acessos via celulares e tablets estão cada vez maiores. Por isso que um site com design responsivo se faz necessário, uma vez que ele consiste em adequar um mesmo layout a várias telas. É graças a esta técnica que o usuário que acessa um site através do computador tem a mesma qualidade de conteúdo que outro, que acessa via smartphone. 
 
Empresas que têm este tipo de preocupação oferecem uma experiência de navegação agradável independente do meio. Desta forma, o tempo de permanência de um usuário num site aumenta, assim como a chance de esta visita se transformar em uma compra.


Copiar o concorrente sem saber se ele sabe o que está fazendo

Acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo é uma ótima forma de observar o mercado. Porém, pensando no seu site tenha em mente que cada empresa tem uma personalidade e, principalmente, uma forma própria de obter resultados. 

Não é porque seu cliente usa um botão vermelho que você também precisa usar. Teste sempre antes de implementar alguma alteração.

Copiar os concorrentes é como colar na prova sem saber se o colega estudou.


Não fazer testes

Já pensou se ao colocar um novo site no ar você percebe que o antigo, por mais feio que fosse, vendia mais?

Isso acontece bastante. Por isso é importante fazer todos os testes possíveis antes de implementar qualquer alteração. Existem muitas formas de fazer os famosos testes A/B, onde você exibe uma versão do site pra cada parcela de pessoas que acessam o site e mede o que tiver o melhor desempenho.


Visar apenas o aumento de acessos

Um dos erros mais comuns das empresas é de focar todo o esforço de verba e equipe em conseguir mais acessos. Mas é preciso pensar no que vem depois que a pessoa entra no site, pois se ela não tiver uma boa experiência, ele não volta.

Neste caso, no planejamento do site é necessário pensar em todo o caminho que o possível cliente irá percorrer para atingir o objetivo da empresa, seja uma compra, um cadastro ou um formulário de contato. 

Afinal, nem sempre mais visitantes resulta em maior faturamento.



Não ter uma navegação clara

A grande maioria dos visitantes do seu site são de pessoas que estão acessando pela primeira vez. Por isso é importante deixar claro o que você quer que ele faça.

Você pode querer mostrar seus produtos e serviços, pode querer que ele leia algum texto, que preencha algum formulário, entre outros. Então facilite a navegação.


Claro que existem muitos outros erros na hora de criar o site de uma empresa, mas acredito que estrategicamente esses são os principais. Espero que esse artigo tenha te ajudado.

 

Compartilhe essa página

Leia também:

Deixe seu comentário