Como estimular a retenção de clientes

Para as empresas que querem manter o sucesso no longo prazo, a retenção de clientes é um item pra se prestar muita atenção. Afinal, não faz sentido investir em estrutura, processos e marketing para atrair clientes, e depois perdê-los. 

Pesquisas recentes mostram que manter um cliente é até 7 vezes mais barato do que conseguir um novo. Por isso nesse artigo iremos falar sobre como você pode melhorar a retenção de clientes na sua empresa.

Entenda por que está perdendo os clientes atuais

Se você quer melhorar sua retenção de clientes, antes de mais nada é necessário entender o motivo da perda dos clientes atuais. Só assim é possível tomar medidas para contornar os problemas.

Uma estratégia é solicitar feedback no momento de quem decide encerrar a conta. Com isso é mais provável que você receba uma resposta honesta.

Você pode enviar um e-mail pessoal perguntando o motivo de cancelamento ou enviar uma pesquisa. Nem todo mundo vai responder, mas os que o fizerem irão fornecer informações valiosas sobre o que precisa melhorar.

Receber críticas não é fácil pra ninguém, mas é importante que você esteja aberto a reconhecê-las se forem para o bem da empresa.

Você também pode solicitar feedbacks para os clientes atuais, onde qualquer descoberta pode se aplicar para outros clientes.


Melhore a experiência dos clientes

Pesquisas apontam que quase 70% dos clientes são perdidos por causa da má experiência com o atendimento. Pensando nisso, vamos destacar alguns pontos que você precisa focar para melhorar a retenção de clientes.


Processo de integração de clientes

Integração de clientes é a fase inicial da relação do cliente com a sua empresa. Nesse processo é essencial oferecer todo o treinamento necessário para que ele use seu produto ou serviço da melhor forma possível. Esse processo pode ser pessoalmente, por telefone ou através da internet. 

Melhorando o seu processo de integração de clientes você aumenta as chances de mantê-lo por mais tempo.


Serviço de atendimento ao consumidor

Todo mundo quer se sentir respeitado, e um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor é a melhor forma de fazer isso.

O primeiro passo é ter uma equipe de suporte sempre acessível. Você pode oferecer suporte online através de chat em seu site. Existem vários tipos de chat online gratuitos ou com preços acessíveis. 

Outra forma bem simples é ter um telefone para que os clientes possam tirar as dúvidas rapidamente.

Não dificulte a vida dos seus clientes quando eles precisarem de suporte. Tanto o bate-papo ao vivo quanto o telefone precisam estar bem visíveis em seu site. Afinal, um dos principais fatores que os clientes valorizam no atendimento é a agilidade.

Um bom serviço de atendimento ao consumidor pode ser uma ótima ferramenta de marketing, pois os clientes que tiverem uma boa experiência tem mais chances de indicar sua empresa.

Em casos graves, o próprio dono da empresa deve interferir. Os clientes se sentem valorizados quando alguém de maior hierarquia se envolve na resolução do problema.


Experiência do cliente

Com os feedbacks recebidos é possível melhorar a experiência dos clientes com sua empresa, mas caso você não ainda não tenha nenhum feedback, pode perguntar para os atuais o que gostariam que fosse melhorado.

Assim é capaz de descobrir coisas que não descobriria de outra forma. Além dos clientes gostarem de ver que sua empresa está sempre querendo melhorar.

Você pode obter essas informações por e-mail, telefone ou os famosos formulários de sugestão, onde os clientes podem enviar críticas, dúvidas e sugestões. 


Melhore o relacionamento com os clientes

Pode soar parecido com o que já comentamos acima, mas além da melhoria do produto ou serviço, é importante investir na melhoria do relacionamento com os clientes.

Uma maneira simples de conseguir isso é oferecer benefícios aos clientes mais fiéis. Analise se existe alguma forma de bonificar seus clientes atuais oferecendo algo a mais do seu negócio já oferece normalmente.

Outra maneira é criar um senso de comunidade. Algumas empresas organizam eventos presenciais, mas caso não tenha orçamento você pode começar com grupos no Facebook.
 
Além disso, de tempos em tempos você pode enviar e-mails de agradecimento aos clientes ou perguntando se precisam de algo, mesmo que não tenham buscado ajuda.


Conclusão

Manter os clientes atuais é muito mais fácil que conseguir novos, por isso focamos em descobrir os motivos de saída, recolher feedbacks úteis e manter os clientes atuais felizes.

Colocando essas dicas em prática você vai alcançar resultados muito positivos.

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