6 passos para fazer uma análise da concorrência na internet

Todos sabemos a importância da análise da concorrência, e na internet esse acompanhamento se torna ainda mais importante. Afinal, o consumidor está cada vez mais conectado e por isso é necessário estar bem posicionado.

Conseguir bons resultados na internet não é uma tarefa fácil, pois a concorrência está cada vez maior. Mas é importante começar o mais rápido possível.

Existem várias informações da concorrência que podem ser coletadas na internet. Pra te ajudar, listamos abaixo os 6 passos para encontrar e fazer uma análise da concorrência na internet.


1. Identifique as principais palavras-chave

É através de palavras-chaves que os consumidores podem encontrar você ou seus concorrentes nos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo. Então o primeiro passo é perguntar a você mesmo: Se eu fosse um cliente tentando encontrar meu serviço ou produto, quais palavras-chave eu pesquisaria?

O objetivo é encontrar as palavras que sejam relevantes para a sua empresa, produtos e serviços. Em seguida você pode verificar se esses termos tem busca suficiente ou encontrar termos semelhantes. Para isso você pode usar a própria ferramenta do Google Adwords.


2. Identifique os principais concorrentes

Após identificar as principais palavras-chave para o seu negócio, pesquise uma a uma no Google e repare quais são as empresas que aparecem na primeira página. Isso vai te dar uma boa visão de quais são seus principais concorrentes na internet.

Uma ferramenta que pode te ajudar com isso é o SEM Rush. Ao colocar uma determinada palavra-chave ou endereço do seu site ele listará os principais concorrentes na busca orgânica. A ferramenta possui uma versão gratuita, mas a versão paga tem ótimas funcionalidades extra.


3. Analise os Links Patrocinados da concorrência

 
 
Os Links Patrocinados são uma das formas mais populares de divulgação na internet. Através deles é possível destacar sua empresa quando buscarem pelas palavra-chave relevante para sua empresa.
 
Ao fazer uma busca simples no Google você consegue ver quais concorrentes aparecem em destaque e pode analisar o tipo de anúncio de cada uma.

Mais uma vez recomendamos a ferramenta SEM Rush. Com ela é possível analisar palavras-chave, custo por clique, volume de buscas, entre outras informações importante sobre a estratégia dos seus concorrentes.


4. Analise a presença e estratégia dos concorrentes nas redes sociais

Um passo fundamental na análise da concorrência na internet é monitorar a estratégia dos concorrentes nas redes sociais. É possível analisar o número de seguidores, número de interações, tipo de conteúdo divulgado, entre outros.

Antes só era possível analisar isso entrando no perfil de cada concorrente, mas hoje já existem inúmeras ferramentas que permitem comparar o desempenho de concorrentes. Dentre elas podemos destacar: 

SocialBakers: Permite a análise de concorrentes no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Google+. 

Ahrefs: Analisar o tráfego no site originado nas redes sociais, importante para saber quais temas que geram mais engajamento e visitas.


5. Analise o site dos concorrentes

São muitas as análises que podem ser feitas observando o site dos concorrentes, e identificando os pontos fortes e fracos de cada um. Confira algumas:

Layout responsivo

Sites com layout responsivo são aqueles que abrem tanto no computador, como em tablets e celulares. Por incrível que pareça muitas empresas ainda não possuem sites compatíveis com dispositivos móveis, e consequentemente estão perdendo negócios.

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento de um site é fator decisivo na hora de um cliente ficar ou sair do seu site. O ideal é que ele seja sempre o mais leve possível. É possível fazer essa análise através da ferramenta Page Speed Insights, do Google.

Estrutura de navegação

Sites sem uma boa estrutura de navegação podem proporcionar uma experiência ruim ao consumidor e levar a perda de oportunidades de negócios. É importante que o site tenha um design agradável, uma navegação funcional e menus claros e acessíveis.


6. Descubra se os concorrentes fazem marketing de conteúdo

Uma das formas mais populares de atrair clientes pela internet hoje em dia é com o marketing de conteúdo. Ao produzir conteúdos úteis e relevantes, os consumidores chegam até seu site e acabam comprando da sua empresa.

Para descobrir se seu concorrente já faz marketing de conteúdo é preciso buscar nos sites por blogs, páginas de notícias ou algo parecido. Caso encontre, você pode assinar o feed ou newsletter para receber os informativos de novos conteúdos e analisar o tipo e qualidade das postagens.


Conclusão

Com as informações adquiridas acima já é possível ter uma visão geral dos concorrentes e do seu mercado na internet, além de gerar insights para criar sua própria estratégia.

Como está a presença online da sua empresa? Na internet existem inúmeras formas de gerar negócios e ficar parado não é uma boa escolha. Se precisar de ajuda, fale conosco!


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