5 Dicas Matadoras Para Vender Mais usando o WhatsApp

Estou escrevendo este artigo imaginando quem ainda não conhece o WhatsApp; no meu círculo de amigos e no meu networking ele é tão íntimo que tem até apelidos - ZapZap ou Whats - e não é a toa que ele é um dos aplicativos de comunicação mais populares do mundo; não só porque ele permite a troca de mensagens em tempo real, faz ligações, suporta multimídia - fotos e vídeos - e possibilita a troca de mensagens gravadas de voz, mas também porque permite que você faça tudo isso em grupo ou através de uma lista de transmissão com vários participantes simultaneamente.

Mas, o mais incrível é que ele oferece tudo isso sem anúncios, sem jogos, sem truques e custa muito, realmente muito pouco - apenas um dólar por ano a partir do segundo ano.

No Brasil, a onda começou em 2012 como uma alternativa para troca de mensagens sem a necessidade do uso de SMS - recurso ainda muito caro por aqui - e aos poucos foi se tornando alternativa para controlar os custos com telefonia celular de milhares de pessoas. Já em 2014 ele foi comprado pelo Facebook, por uma soma de 19 bilhões de dólares + algumas ações e muitas novidades devem chegar em breve já que a maioria das pessoas utilizam as duas plataformas.

Bom, acredito que a maioria das coisas que escrevi aqui você já sabe e a questão - para nós empreendedores - é: Como Podemos Usar o WhatsApp Para Vender Mais?


Pense comigo: Se este é um dos aplicativos de comunicação mais populares do mundo, significa que muitos dos nossos potenciais clientes já o utilizam e tem facilidade em se comunicar através dele. Logo, se você é um profissional liberal, proprietário de pequena empresa ou até mesmo um consultor ou vendedor que tem um processo de vendas mais consultivo, você pode usar o WhatsApp para se comunicar de maneira mais próxima e direta, elevando o relacionamento entre cliente e empresa ao próximo nível, gerando uma experiência de venda personalizada que agrega muito mais valor para o seu prospecto.

Como Começar a Construir uma Lista de Prospectos e Clientes no WhatsApp?

Basicamente existem duas formas:

  1. Divulgue seu número de WhatsApp no website, cartão de visita, mídias sociais e qualquer canal onde as pessoas procuram seus produtos ou serviços (não deixe de divulgar as formas de contato que você já utiliza) isso faz com que o seu público saiba que você está ao alcance pelo aplicativo a qualquer momento. Uma dica é apenas escrever ou colocar o ícone do WhatsApp na frente do seu número de celular;
     
  2. Sempre que tiver oportunidade de estar conversando com um possível cliente, se disponha a ajudá-lo através deste canal com uma pergunta muito simples: "Você tem WhatsApp? Posso te adicionar e assim fico à disposição para tirar qualquer dúvida ou te ajudar! Ahhh, sem compromisso ok!". Pronto, é uma ótima oportunidade para incrementar sua lista e manter contato.
Eu entendo que algumas pessoas podem se sentir perturbadas pelos seus prospectos tendo que responder às suas perguntas a todo momento, mas lembre-se, além das mensagens, o WhatsApp traz diversas vantagens que te permitem se comunicar com diversas pessoas de uma única vez e de várias formas, como poderá checar nas dicas mais abaixo.

Lembre-se: O WhatsApp não é a sentença de morte para outras formas de comunicação já que responder a um dilúvio de consultas via WhatsApp pode não ser a forma mais ideal ou sustentável para fazer negócios. Salvo exceções, uma vez feita a venda, direcione o cliente para os canais tradicionais de comunicação a menos que tenha oportunidade de refazer vendas ou vender novos produtos ou serviços para este contato.

Veja abaixo algumas dicas úteis para que podem te ajudar a fazer mais negócios usando o WhatsApp

Dica 1: Salve os Contatos no Telefone

Utilize apenas um número para gerar sua lista. Se você é do tipo que tem vários chips e muitos números em diversos aparelhos, você não vai conseguir dar a seus clientes a atenção que eles merecem. Isso porque, dificilmente você vai saber com quem está falando, saber o que já conversaram e etc.

Mantenha tudo em um único número e seus históricos a salvo. Isso te ajudará a lembrar de uma conversa, dando mais segurança ao prospecto. Se você não tem o histórico, pode acabar perdido e ter que confessar ao seu cliente que não se lembra do que conversaram, colocando em risco tudo que você construiu até aquele momento.

Dica 2: Tenha Respostas Pré Gravadas

Vamos supor que você tenha enviado uma informação para sua lista. Provavelmente virão algumas perguntas e dúvidas parecidas, mas como responder uma avalanche rapidamente?

Seja proativo e tenha um estoque de respostas já prontas em seu aparelho para tirar as dúvidas de seus clientes. Assim é só copiar e colar rapidamente e pronto, não vai precisar perder tempo redigitando a mesma coisa para as mesmas perguntas.

Assim, seu WhatsApp se torna um canal dinâmico e rápido de relacionamento com seus clientes.

Dica 3: Espalhe Mensagens de Agradecimento

Você não consegue ser um bom vendedor sozinho. Você só pode ser um bom vendedor graças aos clientes.

Por isso, nunca deixe de agradecer a eles. Se você ganhou um prêmio, bateu a sua meta de vendas, ou simplesmente está feliz por fechar novas vendas, agradeça seus clientes atuais.

São eles que tornam isso possível. Agradecimentos sinceros e feitos de forma personalizada representam uma ação de baixo custo e alto impacto. Os clientes ficam felizes ao mesmo tempo em que o seu nível de confiança aumenta.

Dica 4: Use os Vídeos e Ganhe Mais Atenção

Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma empresa que só produz vídeos para a TV e se esquece de produzir vídeos para o WhatsApp. Não há necessidade de reenviar este vídeo para o WhatsApp, certo?

Faça você os vídeos para seus clientes, mostrando, por exemplo, um novo produto, uma nova aplicação para um produto antigo, ou até mesmo, oferecendo um cupom de desconto ou condição diferenciada em um novo produto ou serviço.

Não abuse, mas lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado!

Dica 5: Tenhas Consistência e Seja Sempre Positivo

Se você quer tornar este um canal forte é importante que você cuide da frequência com que o utiliza. Uma sugestão, dependendo da dinâmica do seu negócio, é estabelecer uma agenda de envio de conteúdos semanal, quinzenal ou mensal de acordo com o tempo médio que se leva para fazer uma venda.

Em suas mensagens, áudios, vídeos e eventuais brincadeiras seja sempre positivo e tente manter a energia alta, isso é percebido pelo seu prospecto e pode influenciar na decisão dele continuar ou não permitindo que você o tenha em sua lista.

E agora, você está pronto para implementar o WhatsApp em suas vendas?

Agora que você já sabe que o WhatsApp vai além da conversa com amigos e familiares, já pode começar a se comunicar com seus clientes com esse poderoso aplicativo.

Além de ser uma ferramenta simples para manter seus clientes por perto, o aplicativo é muito útil em diversas etapas das vendas.

Você pode, por exemplo, qualificar, apresentar e fazer o pós-vendas pelo WhatsApp.

Quando seu cliente tem seu WhatsApp ele também passa a ter um sentimento segurança, ou seja, você não vai sumir e está se dispondo a ajudá-lo a tirar dúvidas ou resolver qualquer questão.

Conclusão

O WhatsApp não vai resolver todos os seus problemas de comunicação com seu público alvo, mas custa só um dólar por ano a partir do segundo ano de uso e nunca se sabe por qual canal o seu novo cliente pode chegar e muitos consumidores podem se conectar com você e com o seu negócio através desta incrível ferramenta.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário