Qual o tempo de contrato com uma agência de marketing digital?

A discussão sobre o tempo de contrato entre agência e cliente acaba sendo desgastante para os dois lados. Principalmente quando falamos de marketing digital, que muitas vezes é um assunto completamente novo para algumas empresas, o que acaba gerando algumas incertezas na hora do fechamento de contrato. 

Mas o tempo de contrato maior é fundamental para ajudar sua empresa e a agência escolhida a se conhecerem melhor e gerar confiança mútua. Sua empresa não vai conseguir perceber os benefícios da metodologia do dia para a noite. 

Um contrato de marketing digital de curto prazo é como namorar alguém que está indo morar fora daqui a alguns meses, já começa com um tropeço lá na frente. O marketing digital é mais comparável ao casamento, em que a relação é construída progressivamente e pensada para durar a vida toda, gerando resultados prósperos para as duas partes.

Com um contrato maior, a agência consegue implementar o método, amadurecer o processo e apresentar resultados cada vez melhores, fazendo com que sua operação seja otimizada com os insights gerados.

Abaixo apresentamos mais algumas questões sobre os contratos de longo prazo, que podem te ajudar nas próximas negociações:


A renovação é menos desgastante

Sempre que quando um contrato vence, existem as conversas sobre a renovação. Com um tempo de contrato curto o desgaste na renovação é maior. 

Por exemplo, vamos pensar num contrato de 12 meses com revisões trimestrais entre sua empresa e a agência. Após 4 reuniões as duas partes já estão com as expectativas alinhadas e a  renovação vira algo natural, dando continuidade ao que já vem sendo feito.


A aposta é bilateral

Um contrato sempre representa uma aposta dos dois lados: você aposta na agência e a agência aposta na sua empresa

A agência precisa se organizar para atender o cliente da melhor maneira possível. No caso de um contrato mais longo é natural que ela invista seus melhores colaboradores ou até mesmo contrate novos profissionais para te atender, gerando maior valor para esse investimento de longo prazo.


Os resultados são mais consistentes

Com mais tempo de contrato a agência tem tempo de entender a fundo o seu mercado e seu negócio e como consequência gerar resultados mais assertivos. O planejamento é criado com planos de ação de 12 meses, onde é importante que todas as ações sejam executadas no prazo para que os resultados sejam atingidos.

Vamos pensar num contrato que inclua Google Adwords. Com 3 meses já é possível apresentar alguns resultados, mas para entregar os melhores resultados, como otimização de conversão, diminuição do CPC (Custo por Clique), entre outros, é preciso que a agência tenha.

Outro exemplo seria uma estratégia de conteúdo, que envolve pesquisa do seu mercado, planejamento editorial, criação de pautas, escolha dos autores, publicações no blog, análise otimização posts. Todas essas são estratégias levam tempo para serem bem executadas, e em um período menor que 12 meses os resultados são menos consistentes.


O retorno financeiro vale a pena

Pra facilitar o entendimento, vamos pensar nos planos de academia. Seria ótimo se com 3 meses de exercícios fosse possível entrar em forma para o verão depois de um ano inteiro sedentário. Assim como no marketing digital, a pessoa que não se compromete por um longo período não irá ver resultados e irá desistir. 

Costumamos chamar o período de 1 a 6 meses de "vale da morte”, onde as raízes estão sendo criadas e os resultados começando a surgir. Parar as ações antes desse período é jogar no lixo todo o trabalho que foi realizado. Mas para os que sobrevivem a esse período o retorno é gratificante.

Por isso, assim como a academia, o que a agência faz é acrescentar no contrato curto o fator risco, que acaba aumentando o valor da mensalidade. 

Os contratos de longo prazo apresentam valores mais atrativos para o cliente, não porque a agência está concedendo um desconto, mas porque o risco para agência é maior em contratos de curto prazo.


Nós entendemos que o marketing digital parece uma grande aposta, sem garantias de retorno. Por isso, antes de escolher sua agência é importante conhecer os cases de sucesso que ela já apresentou, conversar com os outros clientes para ter mais confiança nos serviços oferecidos.

Espero que este post tenha te ajudado nas próximas negociações! Caso tenha dúvidas, conte com a We.Digi para esclarecer.

Compartilhe essa página

Leia também:

Deixe seu comentário