Escaneabilidade: Como deixar seu texto mais fácil e rápido de ser lido

Você sabe o que significa escaneabilidade

Quando uma pessoa abre um texto na internet é usual dar uma rápida "passada de olho” no conteúdo da página antes de iniciar a leitura. Caso ela encontre um bloco de texto enorme, sem figuras, sem tópicos ou não consiga identificar facilmente o tema que é tratado, provavelmente vai desistir da leitura e procurar em outro site.
 

Não é por mal, mas com tanta informação chegando por telefone, redes sociais e e-mail é preciso priorizar os conteúdos que serão consumidos. E num momento em que o conteúdo é uma das principais formas de atração na Internet, é importante que o seu conteúdo seja atrativo. Quanto mais dinâmico e de fácil leitura, mais sucesso terá o texto.
 
Listamos abaixo dicas valiosas para você aplicar na prática e garantir que seu texto seja naturalmente escaneável pelo leitor:
 

Qualidade

Primeiro de tudo, o seu conteúdo precisa ter qualidade. Hoje em dia, todo mundo já fala sobre tudo e é quase impossível não encontrar algum tema na internet. Para ter relevância em meio a conteúdos iguais, produza um texto de qualidade, mesclando-o com suas próprias experiências e relacionando-o ao seu nicho de mercado, para criar identificação com o leitor.


Tamanho

Qual o tamanho ideal para um texto fazer sucesso? Isso varia muito de acordo com o tipo de conteúdo que está sendo produzido e qual é o público que você está atingindo com ele. Fique atento: se o seu post tem um assunto muito técnico ou é um tutorial longo, seus leitores saberão que estão procurando exatamente isso. Porém, se for um assunto mais casual ou rotineiro, um texto grande demais pode assustar e terá uma grande taxa de abandono.

Resumindo: não enrole e vá direto ao assunto em seu texto, apresentando o conteúdo de forma clara para seus leitores. Descubra quanto tempo em média uma pessoa demora para ler cada tamanho de texto:

• 250 palavras: 1 minuto de leitura;
• 500 palavras: 2 minutos de leitura;
• 1000 palavras: 5 minutos de leitura;
• 1500 palavras: 8 minutos de leitura;
• 2000 palavras: 11 minutos de leitura;
• 3000 palavras: 16 minutos de leitura.
 
Caso você ache que seu texto está fora dos limites de tamanho, pense na possibilidade de dividi-lo em partes e criar uma série semanal de posts para o seu blog, ou então apresentar o conteúdo em outro formato: um e-book ou um vídeo, por exemplo.
 

Parágrafos pequenos

Não importa se o seu post será grande ou pequeno, de qualquer forma você precisa separar o conteúdo em parágrafos pequenos, com uma média de 5 linhas cada. Isso cria um espaço de respiro para o leitor e aumenta muito a escaneabilidade, facilitando a leitura.
 

Subtítulos

Os subtítulos, além de criarem mais uma área de respiro, ajudam a separar seu conteúdo em subtemas. Assim, quando o leitor der "uma lida por cima”, já vai saber exatamente quais tópicos o seu texto abrange, tendo uma noção geral da direção que o post vai tomar.
 

Formatação 

A formatação da sua ferramenta de texto ajuda e muito a deixar seu texto mais escaneável. Usar o negrito, sublinhado, itálico e até cores diferentes para destacar alguns termos é prática comum e deve ser utilizado a seu favor.  O que é importante destacar?

• Palavras-chave;
• Pontos principais do texto;
• Conceitos importantes.
 

Listas

Todo leitor adora listas! Elas deixam o seu conteúdo mais dinâmico, fácil de ler e ainda mais escaneável. Nem todos os textos são possíveis de serem transformados 100% em listas, mas você pode encaixar uma lista pequena no meio de um conteúdo (como fizemos no tópico acima). No caso de um conteúdo mais técnico, ela pode ser útil também ao final do texto, como uma forma de recapitular tudo o que foi dito.
 

Recursos não verbais

Mesmo utilizando todas as técnicas acima para aumentar a escaneabilidade do seu texto, palavras corridas e em grande quantidade podem se tornar mais atrativas ainda com a ajuda de elementos não verbais. Experimente adicionar ao seu conteúdo imagens, fotos, infográficos, tabelas, vídeos e outros recursos que irão entreter e ao mesmo tempo informar seu leitor de forma didática. Além disso, conteúdos com imagens são muito mais compartilhados do que conteúdos somente em texto.

 
Anotou tudo?

Seguindo nossas dicas na hora de planejar e redigir o conteúdo para o seu site ou blog ele terá uma escaneabilidade maior do que textos comuns e irá gerar bons resultados. Mãos à obra!
 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário