5 dicas para vender mais pela Internet

Que empresa não sonha em conquistar mais clientes e aumentar as vendas, não é mesmo? A Internet tornou isso mais possível de ser alcançado devido à velocidade das informações e ao contato mais estreito que as marcas podem ter com potenciais clientes.
 
Nunca se viu um cenário como este, em que as pessoas podem conhecer melhor as empresas, compará-las com os concorrentes, conhecer suas vantagens e reputação no mercado. Porém, isso cria um excesso de informações que confundem os clientes. E é nessa hora que as boas estratégias de marketing digital se tornam indispensáveis. 
 
Será que a sua empresa está pronta para atender às necessidades desse público ávido por informações e conteúdo de qualidade?
 
O marketing digital possui uma infinidade de estratégias e nosso objetivo com esse post é destacar 5 dicas importantes que podem trazer resultados já no curto prazo.

 

1 - Tenha um site responsivo

Sabemos que o site é o principal canal de comunicação da sua empresa. É nele onde as pessoas esperam encontrar as informações mais completas sobre o seu produto ou serviço. 
 
Também não é novidade dizer que o número de acessos via smartphones e tablets estão cada vez maiores. Basta sair às ruas para ver que estamos mais conectados do que nunca.
  
O Design Responsivo consiste em adequar a visualização de um site a várias telas, fazendo com que um usuário que acessa um site através de um celular tenha a mesma experiência que um que acessa pelo computador. 
 
Prezar pela usabilidade de um site permite que os visitantes tenham acesso rápido às informações de sua empresa. Desta forma, o tempo de permanência no site aumenta, assim como a chance desta visita se transformar em uma compra.
 


2 - Invista em anúncios no Facebook

Sempre que conversamos sobre anúncios patrocinados o Google Adwords é a primeira opção a vir à mente. A ferramenta do Google foi a primeira a apresentar resultados concretos para os anunciantes e se consolidou como a referência do mercado.
 
Mas com o crescimento do Facebook e a evolução dos anúncios dentro da plataforma, surgiu uma nova opção: o Facebook Ads.
 
Entendemos que as duas são importantes e funcionam de maneira complementar. De forma bastante resumida, o Google Adwords é excelente para captar demanda já existente. Ele encontra os usuários que estão efetivamente buscando por determinado assunto, o que garante uma taxa de respostas maior. Porém não atinge os usuários que ainda não sabem que têm o problema.
 
Já o Facebook Ads é muito bom para gerar demanda. Ele atrai potenciais clientes que ainda estão em estágios iniciais de interesse. Isso porque o anúncio é exibido sem que o usuário busque ou demonstre interesse no assunto. 
 
Outra vantagem do Facebook Ads é possibilidade de segmentação de público. Por exemplo:
- Por idade, gênero e localização;
- Por interesse: esportes, moda, hobbies, tecnologia;
- Por comportamento: páginas que curtiu, grupos.
 
As duas opções cobram por cada clique no anúncio. Então fica a dica de uma nova opção para atrair acessos ao seu site gastando menos.
 


3 - Produza conteúdo relevante

Nos últimos anos o processo de compra mudou bastante. Graças à Internet hoje as pessoas buscam por informações antes de tomar uma decisão de compra.
 
As empresas precisam se adaptar a esse novo comportamento e entender que somente anúncios em revistas, outdoors e banners em portais não irão mais convencer o cliente. Esse tipo de publicidade, além de intrusiva também é muito mais cara.
 
A solução é simples: Fornecer conteúdo útil para os clientes conhecerem sua empresa quando estiverem buscando informações, conquistando sua confiança, mostrando o valor de seus produtos ou serviços e demonstrar autoridade no assunto.
 
Uma dica para entregar conteúdo relevante ao seu público é mergulhar de cabeça no universo da sua empresa. Fale sobre temas interessantes, estimule o compartilhamento e traga o consumidor cada vez mais perto.
 
Algumas dicas de conteúdo relevante:
- Posts no blog ou Facebook sobre temas relevantes ao público;
- E-books para aprofundar ainda mais nos temas;
- Infográficos para estimular o compartilhamento.
 



4 - Envie e-mails marketing

Há quem confunda o e-mail marketing com SPAM. Porém, se trabalhado da forma correta e com o consentimento dos usuários é uma das mais eficazes ferramentas de marketing digital. Afinal, nem todo mundo tem um perfil no Facebook e faz buscas no Google, mas todo mundo tem um e-mail.
 
O relacionamento com os clientes é a principal vantagem do e-mail marketing. Os formatos mais comuns são Newsletter (espécie de boletim com novidades da empresa e mercado), Promocionais (oferecendo seus serviços e produtos) e de Nutrição (e-mails de aniversário, de boas-vindas, entre outros).
 
Novos concorrentes podem até tentar copiar seu produto ou serviço, mas ter uma lista sólida de e-mails demanda muito mais tempo e esforço. A lista de e-mails é um ativo da sua empresa, além de não ficar refém de apenas Google e Facebook para gerar vendas.
 
Além da possibilidade de medir cada envio (quantas pessoas abriram, quantas compraram, quantas clicaram num link, etc) os e-mails podem ser segmentados, dessa forma você pode enviar um e-mail personalizado para cada tipo de cliente.
 


5 - Use o Google Analytics

O Google Analytics é um sistema de monitoramento gratuito do Google que pode ser instalado em qualquer site. Se você ainda não tem pode estar perdendo muitas oportunidades de negócios. 
 
O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantas pessoas acessaram, mas também entender de que forma comportam ao navegar pelas diversas páginas do site, blog ou e-commerce.
 
O Google Analytics tem uma infinidade de recursos, conheça alguns dos principais:
- Visitantes: Número de visitantes únicos e visitantes que retornam ao site.
- Origens de tráfego: De onde estão vindo as pessoas que chegam ao site
- Metas: Quais os objetivos traçados para a empresa foram atingidos.
- E-commerce: Total de vendas, ticket médio, maiores fontes de venda.
- Marketing: Quais campanhas de marketing estão gerando o melhor resultado


Conclusão
 
As dicas apresentadas são apenas o começo. Se você quer aumentar as vendas da sua empresa através da Internet, prepare-se! Pois há muito trabalho pela frente.
 
Os resultados concretos demoram um pouco a aparecer e são frutos de um trabalho minucioso. Empresas ansiosas por retornos imediatos pulam etapas e prejudicam o resultado final.
 
Caso precise de ajuda para criar a estratégia para sua empresa, fale com a gente. Somos uma agência especializada em marketing digital e teremos o maior prazer em iniciar essa parceria.

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