Evite esses 8 erros fatais na sua campanha de Google Adwords

É comum que muitos empresários decidam fazer a gestão da campanha de Google Adwords da própria empresa visando diminuir os custos com terceiros. Mas devido à falta de experiência é comum cometerem alguns erros básicos, porém fatais, para o desempenho da conta. Isso acaba gerando anunciantes frustrados que desistem de investir na mídia.
 
Cada clique no seu anúncio é um custo, por isso anunciar de forma eficiente é muito importante para seu dinheiro não ir pro ralo. Para te ajudar listamos os principais erros encontrados em campanhas do Google Adwords:


Utilizar poucas ou nenhuma palavras-chave negativa 

As palavras negativas evitam cliques indesejados, ajudam a alcançar clientes mais interessados, reduzem os custos e aumentam o retorno de investimento (ROI).  
Por exemplo, se você vende cursos de inglês presenciais, inserir as palavras negativas "grátis”, "gratuito”, "online” e "à distancia” vão evitar que seus anúncios apareçam para quem quer fazer cursos online gratuitos.
 
Dica: Utilize o relatório de Termo de Pesquisa e selecione ideias de palavras negativas. 


Criar apenas um anúncio por grupo

Criando apenas um anúncio por grupo de palavras-chave não é possível analisar se o resultado do anúncio é positivo. Sem isso você não tem base para criar melhores anúncios e pausar os piores.
 
Dica: Tenha uma variação mínima de anúncios e faça muitos testes.


Segmentar anúncios para regiões que não atende

Com certeza você sabe onde está localizado o seu público e quais regiões você consegue atender, certo? Com essas informações segmente a exibição de seus anúncios somente em regiões que deseja atender. Mesmo se você tiver um ótimo anúncio ele provavelmente não terá um bom desempenho se não for exibido nos lugares corretos.


Programar anúncios no horário que o público não está online

Primeiro analise o comportamento do seu público e descubra que dias e horários da semana tem mais procura pelo seu serviço. Depois cruze essas informações com seu horário de atendimento e o utilize a função Programação de Anúncio para definir os melhores horários.


Estar com o site fora do ar ou com difícil acesso para conversão

Você sabia que o seu site é um dos principais fatores que influenciam o desempenho da sua campanha de Google Adwords?
 
Não adianta ter um ótimo anúncio ou contratar a melhor agência para cuidar da sua campanha se os caminhos para conversão forem difíceis ou até mesmo não existirem. Nem precisamos comentar sobre o caso do site estar fora do ar, certo? 
 
Acesse seu site e coloque-se no lugar do visitante. Ele consegue entrar em contato com você facilmente? Ele consegue efetuar uma compra de forma rápida e simples?
 
Entenda como conversão: contato telefônico, envio de e-mail, compra em seu site, etc.
  


Endereço de destino não condizer com o anúncio ou termo pesquisado

Ofereça ao seu cliente exatamente o que ele procura. Para isso tenha uma página de destino adequada com o termo anunciado. 
 
Se o cliente pesquisar por Rosas Vermelhas, direcione ele para uma página que contenha uma variedade de Rosas Vermelhas. Se ele for direcionado para uma pagina com diversos tipos de flores, pode acabar se distraindo com as opções, não achar  o que procura e sair do site frustrado e sem comprar nada. 
 


Não mensurar as conversões

Como qualquer campanha de marketing, você precisa saber o que está dando certo ou errado para tomar a decisões corretas. 
 
Uma dica é integrar sua conta do Google Adwords com o Google Analytics para saber com precisão que palavras ou campanhas trazem mais retorno. 
 
Outra dica simples é perguntar para seu cliente como ele te encontrou. Isso vai fazer você trabalhar de forma mais eficiente. 


Criar uma alta expectativa com resultados de curto prazo

O Google Adwords é de fato um ótimo canal de vendas e com potencial pra trazer resultados imediatos. Mas é fundamental ter os pés no chão e a consciência de que as vendas não irão aumentar drasticamente da noite para o dia apenas com esse investimento.
 
O segredo de uma campanha de sucesso é ter paciência para analisar o comportamento do público, analisar as modificações que afetaram o resultado e utilizar esses conhecimentos para otimizar as campanhas constantemente. 
 
Além disso, se tiver a possibilidade investa em outras ótimas estratégias digitais como SEO, Rede Sociais, Remarketing, E-mail Marketing, conteúdo, entre outras. 


Se você está com uma campanha no ar, revise esses pontos que com certeza irá alcançar resultados mais favoráveis. Caso precise de ajuda, venha conversar conosco!

 

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