Quais são e como utilizar os diferentes tipos de e-mail marketing?

Diariamente conversamos com empresas que usam a mesma estratégia há anos e nunca pararam pra pensar em como poderiam utilizar os diferentes tipos de e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital.

Isso por muitos confundirem o e-mail marketing com SPAM, que são aquelas mensagens enviadas sem autorização. Porém, se trabalhado da forma correta e com o consentimento dos usuários, é uma das mais eficazes ferramentas de marketing digital. Afinal, todo mundo tem um e-mail.

No post Dicas para uma campanha de e-mail marketing eficiente nós já abordamos o assunto, confira outras vantagens do e-mail marketing:

- Novos concorrentes podem até tentar copiar seu produto ou serviço, mas uma lista sólida de e-mails demanda muito mais tempo e esforço;
 
- Apesar de não ser de graça ele tende a ter um melhor custo x benefício sobre outros canais;
 
- A lista de e-mails é um ativo da sua empresa, e com ela você não fica refém apenas do Google e Facebook para gerar vendas;
 
- Pode ser segmentado: dessa forma você pode enviar um e-mail personalizado para cada grupo de cliente.

Sabemos que cada empresa tem suas particularidades e por isso precisa de estratégias diferentes. Abaixo vamos mostrar os diferentes tipos de e-mails marketing e como eles podem se encaixar nos diferentes objetivos da empresa.
 

Newsletters

As newsletters são os formatos de e-mail mais conhecidos, e geralmente o primeiro passo de muitas empresas. Geralmente eles são enviados periodicamente para a toda a lista de e-mails contendo novidades, notícias e informações gerais sobre a empresa.

A vantagem da newsletter é que ela pode ter variados tipos de conteúdo, desde informações relevantes pra quem está descobrindo que tem o problema que você resolve, até para quem já estão numa fase mais avançada da fase de compras, como a comparação de preços.

É uma ótima forma de manter algum tipo de relacionamento com seus clientes ao longo do tempo e permitir que as pessoas interajam com sua empresa.

No caso de newsletter, um das principais coisas que podem ser analisadas é quantas pessoas receberam, quantas abriram e quantas clicaram em cada link do e-mail.


E-mails promocionais

Um e-mail promocional também é bastante utilizado por muitas empresas, geralmente divulgando lançamentos ou ofertas de produtos e serviços.

Muitas empresas erram ao enviar esse tipo de e-mail para toda a lista, pois a grande vantagem desse tipo de e-mail é enviar ofertas específicas para tipos de pessoas específicas.

Por exemplo, de que adianta enviar ofertas de vestidos para homens? Ou porque enviar e-mails oferecendo tênis para quem acabou de comprar um. Isso é jogar dinheiro fora.

Hoje com a tecnologia é possível enviar e-mails para as pessoas certas na hora certa. 


Emails transacionais

Com certeza você já precisou recuperar alguma senha e recebeu o link por e-mail, certo? Também já deve ter recebido por e-mail a confirmação de algum pedido ou pagamento. Esses são exemplos de e-mails transacionais. 

Esse tipo de e-mails é mais comum em e-commerces (confirmação de compra, entrega, pagamento), mas qualquer empresa pode usar essa estratégia de forma mais assertiva.

Por exemplo, quando uma pessoa se cadastra no seu site para receber as novidades, você pode enviar um e-mail de agradecimento contendo algum link importante, como de algum conteúdo ou oferta, por exemplo.

A grande vantagem desse tipo de e-mail é que eles já são esperados por quem se cadastra, ou seja, quem realizou alguma ação já está  esperando aquela mensagem. Por esse motivo, o e-mail transacional pode atuar em diversos momentos da etapa de compra.

 
 
Automação de Marketing

Automação de Marketing é a fase mais avançada de uma estratégia de marketing digital. É onde todos os e-mails citados acima podem trabalhar juntos. Por exemplo:

Etapa 1: Sua empresa envia um e-mail promocional oferecendo um eBook sobre determinado serviço ou produto;
 
Etapa 2: Todas as pessoas que baixarem esse material começam a receber newsletters com conteúdos complementares; 
 
Etapa 3: Dependendo da interação da pessoa você pode enviar um e-mail automático (transacional) se oferecendo para entrar em contato.

Esse é apenas um dos casos de uso. Mas o mais importante é saber que os emails enviados através da Automação de Marketing são muito segmentados e por isso possuem um ótimo engajamento.
 



Com essas diversas opções acima você pode pensar na melhor estratégia para aumentar suas vendas através de campanhas com diferentes tipos de e-mail marketing.
 
Mas é bom frisar: uma boa estratégia só dará certo se sua empresa não comprar uma base de emails.


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