Conheça as principais métricas para redes sociais que você deve acompanhar

Além de estar mais próximo e engajado com o consumidor da marca, medir o desempenho das empresas através de ações voltadas às redes sociais é crucial para avaliar o investimento, o retorno, demonstrar o valor do impacto e testar hipóteses para melhoria continua do negócio.

Por esse motivo, as métricas empregadas para redes sociais são fundamentais para o planejamento e devem estar incluídas nele, pois servem de termômetro para medir resultados e ajudar a traçar estratégias de marketing digital muito mais consistentes.

Quais são as vantagens de ter uma análise de métricas?

A principal vantagem de realizar uma análise de métricas eficiente é a qualidade e fidedignidade das informações obtidas, as quais podem orientar a tomada de decisão de gestores. Além disso, é importante para:

  • Saber quais ações que geram resultados de modo a serem reforçadas;
  • Descobrir quais os custos das campanhas e o Retorno sobre Investimento (ROI) que elas geram;
  • Identificar como as pessoas reagem às publicações da empresa;
  • Mensurar os resultadosreais das campanhas;
  • Notar quando estão mais propensas a comprarem com o negócio.

Como definir as métricas para redes sociais?

Uma excelente forma de definir as métricas para redes sociais é estudar o seu objetivo: captar mais leads, aumentar as vendas, melhorar a visibilidade da marca?

Cada um desses objetivos deve incorporar um plano de ação, com o valor do investimento necessário e estratégias bem definidas.

Quais são as principais métricas para redes sociais?

Como já dissemos, para encontrar as métricas que devem ser acompanhadas, você precisa ter em mente os objetivos e intenções muito claras. O que significa dizer que, dependendo do negócio e das metas estabelecidas, as métricas podem mudar.

Porém, algumas delas são úteis em praticamente todos os negócios. Conheça cada uma delas:

ROI

O ROI(Return On Investment) representa o retorno sobre o investimento de uma estratégia de marketing digital para redes sociais. Essa é uma métrica muito importante para os negócios, pois ela mostra se uma ação está gerando lucro ou não para determinada empresa. Ela pode servir de base para apriorização de ações.

Tráfego no site e redes sociais

Um objetivo que é unanimidade para qualquer tipo de negócio é o de atrair novos clientes, certo? Então, para saber se as campanhas voltadas para alcançar tal objetivo estão sendo eficientes, é preciso verificar periodicamente se o números de visitantes em seu site, blog e redes sociais está aumentando. Se não estiver, o plano de ação deverá ser revisto.

CAC

O CAC representa o Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, é quanto a empresa precisou investir para atrair e converter um consumidor para a sua marca.

É necessário levantar todos os gastos com estratégias de marketing e vendas e o número de novos clientes (compradores), sempre tomando como base um período de tempo. Quanto menor for o CAC, mais interessante é a estratégia empregada.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes. Isso porque, ela define como as suas ações de conversão de oportunidades em vendas estão surtindo efeito. Para encontrar esse valor, você deve conhecer o número de visitantes e quantos deles tomaram a decisão que você esperava, efetuar uma compra. O percentual obtido representa a taxa de conversão.

Analise as melhores formas de avaliação e acompanhe de perto os resultados de suas ações de marketing digital nas redes sociais!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário