Como vender mais com e-mail Marketing sem fazer SPAM?

 O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que geralmente é mal vista por estar associada ao SPAM, devido aos muitos anos de abuso por parte de algumas empresas.

A grande diferença de uma campanha de e-mail marketing e o SPAM é a permissão de quem recebe o e-mail. O e-mail marketing ideal é enviado apenas com o consentimento de quem se cadastrou, diferente do SPAM, que é enviado para milhares de usuários sem a permissão e muitas vezes com assuntos pouco relevantes.

Mas criar uma lista de e-mails com pessoas realmente interessadas não é um trabalho simples. Em outro artigo do nosso blog já demos dicas para uma campanha de e-mail marketing eficiente, mas nesse artigo iremos nos aprofundar mais no assunto.


Vantagens do Email Marketing

Um dos principais motivos do acesso à internet no Brasil é checar os e-mails, por isso é importante sua marca estar presente nesse momento. Hoje em dia é possível enviar milhares de e-mails em poucos segundos e medir os resultados detalhados das campanhas.

Outra grande vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de segmentar sua lista de diversas formas, como por idade, localização ou interesse, e enviar mensagens personalizadas para cada grupo. Além da ótima relação custo x benefício desse tipo de trabalho.


Aumente sua lista de e-mails

Como já mencionamos, criar uma lista de e-mails de pessoas realmente interessadas não é um trabalho simples. E tentar encurtar esse caminho (comprando listas de e-mails, por exemplo) pode ser um grande erro.

Mas existem algumas formas de capturar esses e-mails de forma inteligente, como por exemplo:


Caixas de cadastro no seu site

Com certeza você já deve ter visto aquelas caixas de cadastro de Newsletter em muitos sites e blogs. Elas são uma ótima forma de capturar o e-mail de pessoas interessadas em receber determinado tipo de conteúdo.

O local dessas de cadastro por variar de acordo com cada site, por isso é importante testar. Os mais comuns são:
 
 

Google Adwords

Por ser uma funcionalidade nova ainda não é muito utilizado no Brasil, mas o Google Adwords possui uma extensão onde fica visível uma caixa de cadastro de e-mails nos seus anúncios, facilitando a captura.
 
 

Facebook

Outra forma simples é integrar a plataforma de envio de e-mail marketing com a sua página no Facebook. É criada uma aba na sua página onde as pessoas interessadas podem cadastrar o e-mail, que vai direto para sua base.


Envie e-mails relevantes

Já falamos em nosso blog sobre os diferentes tipos de e-mail marketing, mas é importante ressaltar mais algumas dicas:


Não envie apenas e-mails comerciais

Ninguém gosta de receber dezenas de e-mails diariamente com promoções de produtos e serviços. Faça diferente e envie também e-mails com conteúdos relevantes que ajudem seus possíveis clientes. Isso fará você conquistar a simpatia e confiança deles.


Ofereça benefícios reais

Além de e-mails com conteúdos relevantes, você pode enviar benefícios reais para seus clientes. Como descontos, vantagens ou qualquer outra coisa de valor para quem se cadastrou.


E-mails em e-commerce

Grade parte dos visitantes não finalizam suas compras nas lojas virtuais em sua primeira visita. Por isso uma ótima de estratégia para não perder esses possíveis compradores é o e-mail de recuperação de carrinho, contendo algum desconto para incentivar a finalizar a compra.


Fidelize seus clientes

As chances de vender algo para quem já comprou com você é muito maior. E o e-mail marketing pode ser um grande aliado nisso. Por exemplo:

- Envie e-mails com descontos para quem já comprou, ou para clientes fieis
- Envie e-mails de aniversário com descontos
- Envie produtos relacionados com aqueles que foram comprados (ex. Envie uma promoção de blusa para quem já comprou uma calça)


Conclusão

Em resumo, o e-mail marketing bem utilizado pode atuar desde a captação até a fidelização de seus clientes. Mas lembre-se, fazer SPAM pode prejudicar muito a imagem da sua marca.

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário