Como criar conteúdo para o blog da sua empresa?

Nos últimos tempos tem se falado muito sobre produção de conteúdo para blog. Sabemos a importância do conteúdo para uma estratégia de marketing digital eficiente, mas feito sem planejamento se torna apenas mais um entre muitos conteúdos ruins que encontramos por aí.

Percebendo essa dificuldade, listamos algumas dicas para produzir um bom conteúdo, que agregará muito valor à sua marca.


Conheça a necessidade dos seus clientes

A primeira coisa a se fazer ao pensar num conteúdo é conhecer a necessidade do seu possível cliente. Entender as dificuldades vai te ajudar a produzir exatamente o conteúdo que eles querem ler.

Tente não escrever textos genéricos para atingir todas as pessoas. Escreva de forma segmentada e assertiva.


Escolha que tipo de conteúdo produzir

Existem muitos tipos de conteúdo, e às vezes o conteúdo que você produzir não é o ideal para o momento do seu cliente.

Por exemplo, se o cliente ainda está entendendo as necessidades e você envia um conteúdo tentando vender seus produtos ou serviços, pode atrapalhar o seu relacionamento com ele. Além de passar a impressão de que sua empresa está desesperada tentando vender.

É claro que uma hora você precisa transmitir uma mensagem de venda, mas se tiver oferecido conteúdo útil antes, a probabilidade da venda se concretizar é muito maior.

Por isso o passo anterior é importante. Entendendo as necessidades do seu cliente é possível produzir o tipo de conteúdo certo para cada etapa.


Seja melhor do que os 10 primeiros do Google

A melhor forma do seu conteúdo ser encontrado é através do Google, mas a concorrência lá é grande. 

Por isso, a melhor forma de saber que está no caminho certo é analisar a lista dos 10 sites mais bem colocados pra determinado assunto, e fazer um conteúdo que seja melhor que o deles.

Não é uma tarefa fácil, pois se eles estão bem colocados é por serem relevantes, mas já é um bom parâmetro para direcionar seu texto.


Estude SEO

Além de ter um conteúdo melhor que os concorrentes, como falado no item anterior, é muito importante ter conhecimentos de SEO.

SEO (Search Engine Optimization) são técnicas que podem fazer com que seu conteúdo apareça na primeira página do Google relacionado ao seu nicho de mercado. Essas técnicas tem como base a escolha das palavras-chave, por isso é muito importante conhecer seu público e saber como ele busca pelos seus produtos ou serviços.


Pense na usabilidade

Um texto bem escrito e com bom conteúdo não é suficiente, é importante pensar em como ele será lido. Por isso é preciso se preocupar com tamanho das fontes, espaçamentos, imagens, imagens, entre outros.

Além disso, é fundamental que seu conteúdo seja facilmente lido tanto no desktop como em tablets e celulares.


Facilite o compartilhamento

Uma forma muito eficiente de ampliar o alcance do seu conteúdo é disponibilizar formas fáceis de compartilhamento. 
Botões para compartilhar por Facebook, Twitter e e-mail são os mais conhecidos, mas uma dica é possibilitar também o compartilhamento por Whatsapp.


Divulgue o conteúdo

Não adianta produzir um ótimo conteúdo e com uma boa usabilidade se os clientes não tiverem acesso a ele. 
Existem muitas formas de fazer isso. Você pode divulgar nas redes sociais e promover através de anúncios, pode enviar por e-mail para os inscritos na sua lista, entre outras formas.

E não se esqueça que se seu conteúdo for perene, você não precisa divulgá-lo apenas uma vez. Pode continuar promovendo enquanto ele for relevante.


Analise seus resultados

Com todas as etapas realizadas, finalmente você começa a ver o retorno dos conteúdos do blog da sua empresa. Mas o trabalho não para por aí.

É importante sempre analisar os seus resultados para entender alguns fatores como posts mais lidos, palavras-chave buscadas, de onde as pessoas estão chegando, entre outros. Para isso, a ferramenta mais conhecida e gratuita é o Google Analytics.


Conclusão

Criar bons conteúdos é trabalhoso, mas os resultados a longo prazo são muito gratificantes. Planeje, escreva e analise com frequência, afinal a melhor forma de evoluir é na prática.

 

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