Como começar a investir em marketing digital?

O marketing digital já se popularizou nos últimos anos e muitas empresas investem pesado, mas investir em marketing digital não é uma tarefa simples

Sempre existe aquele "sobrinho que entende de internet” que se oferece para prestar serviços de marketing digital. Mas um trabalho mal feito pode influenciar negativamente a imagem da empresa.

Antes de começar é preciso entender quais os clientes ideais para o seu produto ou serviço, onde eles estão presentes, quais as maiores dúvidas deles, como eles buscam pela sua solução, entre outras coisas.

Depois é preciso "arrumar a casa”, ou seja, seu próprio site. Afinal, de que adianta seu potencial cliente buscar seu serviço no Google, acessar seu site e não encontrar o que procura? Ou pior, não conseguir navegar pelo smartphone pois seu site não é responsivo.

Só após essas duas etapas cumpridas é hora de pensar na estratégia de marketing digital a ser adotada. Não pense que você só precisar investir durante 2 ou 3 meses e depois parar, pois o sucesso das ações vai evoluindo a cada mês e não tem data de término.

O investimento precisa ser pensado estrategicamente para etapas de curto, médio e longo prazo, como vamos detalhar a seguir.


Curto prazo

Se você precisa de resultados no curto prazo, entre 1 a 6 meses, o ideal é começar investindo em mídia paga. As mais conhecidas nos dias de hoje são os links patrocinados do Google Adwords e do Facebook Ads.

A maioria das mídias pagas funcionam da mesma forma, você paga determinado valor a cada vez que alguém clica no seu anúncio e vai para o seu site.

A vantagem é que você já começa a notar os resultados assim que a campanha vai pro ar, além de pagar somente por quem realmente teve interesse na sua empresa. A desvantagem é que a empresa fica refém desse investimento, ou seja, se parar de pagar os resultados também param.


Médio prazo

Em paralelo com as estratégias de curto prazo citadas de acima, é fundamental trabalhar também no médio prazo, entre 6 meses a 1 ano.

Nesse caso o mais indicado é investir em SEO, ou otimização para os mecanismos de busca. SEO é um conjunto de estratégias que visa melhorar a colocação na busca orgânica do Google. 

Ou seja, além de aparecer nas primeiras posições pagas com o Google Adwords, é interessante começar a aparecer também nas buscas orgânicas. Apesar do trabalho ser maior e levar mais tempo, ele é mais consistente.

Só lembrando que dependendo da concorrência do seu mercado, os resultados concretos podem começar a aparecer somente após 1 ano.


Longo prazo

Muitos empresários tem receio de fazer investimentos em marketing digital de longo prazo, por achar que seja apenas um custo a mais para empresa. 

Mas ao contrário disso, é a melhor forma de otimizar os investimentos, pois a cada mês trabalhado você conhece melhor seu público e as estratégias que funcionam melhor. 

Um trabalho de longo prazo integra um conjunto de estratégias como mídia paga, SEO, marketing de conteúdo, redes sociaiscampanhas de e-mail marketing, entre outras. E dessa forma cada estratégia potencializa a outra.


Conclusão

Nesse artigo tentamos passar uma ideia das formas de trabalhar com marketing digital, mas no nosso blog você pode se aprofundar em cada estratégia.

Se quiser você pode falar com um de nossos consultores para desenhar a melhor estratégia para sua empresa.

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário