Como calcular os resultados de marketing digital na sua empresa

 

Cada vez mais empresas estão investindo em estratégias de marketing digital. Algumas fazem por conta própria, outras contratam agências especializadas, mas a grande questão é saber calcular os resultados dos investimentos.

Apesar de não ser uma ciência exata, o marketing digital fornece muitos dados que, se calculados corretamente, podem ser utilizados para tomar a melhores decisões.

Nesse post falaremos sobre como calcular os resultados de marketing digital na sua empresa.


Definindo os objetivos do negócio

Antes de qualquer coisa, é importante saber quais são os objetivos da sua empresa com os trabalhos de marketing digital. 
 
Eles variam de acordo com cada empresas, mas é importante que sejam específicos e mensuráveis. Por exemplo:

Aumentar o número de vendas na loja virtual em 25%
Aumentar em 50% a taxa de cadastros no site
Dobrar o número de acessos ao site
Ampliar a lista de e-mails cadastrados para 5.000

É importante ressaltar que o marketing digital possui inúmeros fatores que podem influenciar nos resultados, por isso a importância de não manter os objetivos engessados. 


Como calcular os resultados sobre o investimento

No marketing digital existe uma métrica muito conhecida chamada ROI, sigla proveniente do inglês que significa "Return On Investment”, ou seja, Retorno Sobre o Investimento. 

Através dele é possível analisar o custo x benefício das campanhas de marketing digital e saber exatamente quanto cada centavo está trazendo de retorno para a sua empresa.

O cálculo do ROI pode ser feito com uma fórmula simples:

ROI = (Lucro - Investimento) / Investimento

Em resumo, você precisa pegar o lucro total com as campanhas em determinado período, subtrair pelo investimento no mesmo período, e dividir o resultado novamente pelo investimento. 

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de roupas e investiu R$3.000,00 em campanhas de marketing digital. No mesmo período essas campanhas geraram R$9.000,00 em vendas. O cálculo seria o seguinte:

ROI = (9000 - 3000) / 3000
ROI = 2

Para ver em formato de porcentagem é só multiplicar por 100. Nesse caso você teria 100% de retorno sobre o investimento.


Cuidado com as métricas da vaidade

Já abordamos num outro artigo a questão das métricas da vaidade. São as métricas  que são mais relevantes para o ego dos gestores do que para o faturamento no fim do mês.

Por exemplo: de que adianta ter 10 mil curtidas na página do Facebook e 20.000 acessos por mês no site se as vendas não estão aumentando? 

Essas métricas podem ser interessantes em algumas situações, mas elas não podem ser confundidas com as métricas que ajudam nas decisões estratégicas, como o ROI.


Conclusão

Nossa intenção com esse artigo foi introduzir o cálculo de resultados de marketing digital para as empresas, mas o assunto é complexo porque pode variar de acordo com cada estratégia.

O importante é entender que esse cálculo não serve apenas para gerar números, mas dados que possam ser analisados e usados como base para otimizar os próximos investimentos.

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário