6 estratégias de redução de custos nas empresas B2B

 Não existe empresa que não esteja pensando na redução de custos, ainda mais em tempos de crise. E com o avanço da tecnologia as possibilidades de economizar melhorando os processos fica cada vez mais acessível.

No caso de empresas B2B isso não é diferente. Existem muitas estratégias que podem gerar grande economia, como ter um site bem estruturado, trabalhar com marketing digital, usar a tecnologia na comunicação, entre outras.

Abaixo listamos as 6 principais estratégias de redução de custos para empresas B2B:


1 – Redução de custos com catálogos impressos

A forma mais conhecida de divulgar os produtos de uma empresa é distribuindo catálogos impressos aos clientes. Porém, produzir um bom catálogo pode sair caro.

Custos com fotografia, diagramação, impressão e distribuição tem custos altos, e quanto maior a quantidade de produtos, mais caro fica. Além disso, catálogos impressos ficam obsoletos rapidamente.

Uma solução para isso é ter um bom site ou e-commerce para divulgar e vender os produtos. Nesse formato quanto mais fotos e informações técnicas é melhor, não tendo que se preocupar com a quantidade de páginas ou custo com impressão.

Outra vantagem é que o catálogo dentro do site da sua empresa está disponível a qualquer dia e hora para os clientes consultarem. Além de poder ser atualizado a qualquer momento.


2 – Redução de custos com materiais promocionais

Além dos catálogos impressos, as empresas precisam estar sempre comunicando os clientes sobre novos produtos, promoções e outras oportunidades. Além de materiais impressos existem eventos de lançamento, feiras coquetéis e outras ações presenciais que, assim como os catálogos, também tem custos elevados.

Com custos mais baixos é possível investir em técnicas de marketing digital, como E-mail Marketing, Blog e Redes Sociais. Além das possibilidades mais efetivas de divulgação, é possível uma comunicação de mão dupla com o cliente, entendo suas dificuldades e encontrando novos insights.


3 – Redução de custos com telefone

Na maioria das empresas o telefone continua sendo indispensável para o departamento comercial na prospecção, atendimento, pós-venda, ordem de compras, acompanhamento de pedidos e outros.

Vai demorar muito pro telefone ser substituído, mas hoje com a tecnologia existem outras alternativas a essa forma de comunicação. Podemos destacar a utilização de chat dentro do site, Skype, Whatsapp entre outros. 

Quantos mais os clientes e vendedores usarem essa nova tecnologia, maior será a economia com telefonia.


4 – Redução de custos com transporte e viagens

Para visitar clientes distantes fisicamente, a equipe comercial acaba consumindo muitos recustos com transporte, viagens e hospedagem. Em alguns casos o custo é tão alto que nem vale a pena a visita, o que acaba deixando muitos clientes sem atendimento.

Com um site bem estruturado, os clientes conseguem fazer seus pedidos a distância e se comunicar de forma fácil e ágil.


5 – Aumento de eficiência da equipe comercial

Todos sabemos que a principal força de vendas e crescimento de qualquer empresa são as equipes comerciais. Mas também é fato que boas equipes custam caro.

Ter uma estratégia comercial integrada a um bom site B2B pode aumentar muito a eficiência das equipes. É possível ter acesso às informações e histórico de compra dos clientes, além das diversas formas de comunicação já citadas anteriormente.

Além disso, os vendedores e representantes podem focar no atendimento de clientes estratégias sem perder de vista os outros clientes.

Quanto mais eficiente sua equipe comercial for, mais você reduzirá seus custos.


6 – Redução de custos com erros operacionais

Em todas as empresas e segmentos os erros operacionais são responsáveis por uma boa parte do dinheiro perdido. Erros no preenchimento de pedidos, envio de produtos errados, e-mails confusos, letras ilegíveis, telefones com problemas, erros de digitação são alguns dos principais problemas.

Com um site com um sistema organizado, todos esses problemas podem ser evitados. Além de criar uma padronização no processo, ainda evita a perda de informações importantes.


Conclusão

A internet já é realidade, quem souber usá-la com sabedoria sai na frente dos concorrentes. Esperamos que as dicas acima tenho te ajudado a pensar em estratégias novas para que sua empresa reduza os custos.

 

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